Relação entre ideologia de gênero e crise democrática é explorada em podcast
- publicabcp
- 15 de jan.
- 1 min de leitura

Daniela Leandro Rezende (UFOP) e Maria Lígia Elias (ICETI) são as convidadas do mais recente episódio do podcast ConsCiência Política. No episódio, as autoras discutem seu artigo Ideologia de Gênero e a Crise da Democracia na América Latina: Debates Legislativos no Brasil e no Uruguai, publicado pela Revista Brasileira de Ciência Política. A pesquisa analisa discursos parlamentares que mobilizam o termo "ideologia de gênero", explorando sua relação com processos de desdemocratização.
As convidadas argumentam que o conceito de "ideologia de gênero" tem se tornado uma ferramenta central para movimentos reacionários no Brasil e no Uruguai, funcionando como um "significante vazio" que aglutina diferentes forças conservadoras. No Brasil, o termo foi usado com maior frequência e associado a pautas familiares e religiosas, enquanto no Uruguai, ganhou força em discursos sobre laicidade e direitos democráticos.
O episódio também reflete sobre como esses discursos impactam o avanço da direita na América Latina, destacando a importância de abordar a dimensão de gênero ao analisar crises democráticas.
Acesse o episódio completo no Spotify.