top of page
publicabcp

Política e Ciência | Diálogos Digitais

“Ciência e Política” é tema de vídeo institucional da UNIRIO



Em comemoração ao Dia Nacional do Cientista Político (3 de maio), o Núcleo de Imagem e Som da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) disponibilizou a série "Diálogos Digitais" em seu canal no YouTube. A série tem como objetivo fomentar discussões que contextualizam o cenário social atual e exploram questões fundamentais do campo da ciência política.


No primeiro episódio da série - "Qual a relação entre política e ciência?" -, os especialistas Walace Ferreira, professor de sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Cristiane Batista, professora de ciência política da UNIRIO, e o curador da temporada, o professor André Luiz Coelho, juntaram-se à jornalista Norma Nascimento para discutir o tema.


Por meio de perguntas e respostas, o programa levantou questões importantes, como a definição de política e seu impacto na vida da sociedade. Entraram em pauta assuntos como o papel do cientista político e sua importância em um sistema democrático, bem como as áreas de atuação de um profissional desse campo do conhecimento, que engloba desde o tradicional campo acadêmico até áreas como a política internacional. “A ciência política existe em todo lugar que existam relações de poder”, afirma o professor André Coelho.


Por se tratar de uma ciência que analisa o Estado, os regimes políticos, os governos e seus desdobramentos, a ciência política busca abordar seus objetos de estudo por meio de teoria empírica e comparativa. A professora Cristiane Batista explica que, ao observar dados da realidade e comparar com teorias normativas pré-estabelecidas, o cientista político consegue realizar uma investigação precisa sobre fenômenos sociais e políticos a partir de uma realidade delimitada.


“Por que falar de política provoca tanto conflito?”

Um dos grandes impasses que impedem a disseminação do estudo da política no Brasil é o processo de hostilização de ideias contrárias - que tem se intensificado nos últimos anos. Influenciada por ideologias extremistas, a visão negativa da política no país é atribuída principalmente à falta de diálogo entre grupos com pensamentos opostos. Este foi outro tema discutido entre os especialistas durante o programa. A polarização extremada impossibilita, segundo os professores, que todos os grupos presentes na sociedade possam ter voz ativa, o que vai na contramão dos princípios e regras presentes nas democracias. Com base nisso, os participantes do encontro discorreram sobre o papel do cientista político em uma sociedade segregada e com valores políticos deturpados.


Eles debateram os processos que tornaram a política, um processo tão presente e fundamental à vida em sociedade, em motivo de aversão para alguns atores sociais. Foram discutidas outras questões no programa. Entre elas, a relação entre o Estado e o indivíduo, o analfabetismo político e a liberdade individual.


O vídeo Institucional está disponível no canal do YouTube do Núcleo da Imagem e Som da UNIRIO. Acesse aqui para conferir o primeiro episódio da série “Diálogos Digitais” na íntegra: Política e Ciência | Diálogos Digitais - YouTube



Em Destaque

Newsletter

Associado:

Icone rodapé - avião Preto.png

Assine nossa newsletter

  Sua Inscriçãa foi realizada com sucesso!  

Siga nossas redes sociais:

bottom of page