O cientista político Cláudio Couto recebeu Emilio Peluso Neder Meyer, professor de direito constitucional e autor do livro Constitutional Erosion in Brazil, em seu podcast “Fora da Política Não Há Salvação”.
O episódio discutiu as provas apresentadas na Operação Tempus Veritatis, que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, acusados de uma tentativa de golpe de Estado. Entre as novas evidências, encontram-se documentos escritos, trocas de mensagens e vídeos de uma reunião, organizada para discutir ações que poderiam levar a uma ruptura democrática, entre o ex-presidente e seus ministros.
Meyer comentou os processos de degradação do sistema institucional brasileiro, com diversos atos ilegais que, somados ao longo do tempo, levam a perda de qualidade da democracia constitucional. Outro ponto do debate foi a forma de lidar com os militares que se recusaram a apoiar o golpe de Estado. Apesar de serem contra as pretensões golpistas, esses militares poderiam ser responsabilizados por não terem denunciado o golpe.