top of page
publicabcp

Podcast comenta o desastre climático no Rio Grande do Sul



O episódio “Refugiados climáticos do Rio Grande do Sul”, do podcast Chutando a Escada, discute o desastre climático que se verifica no estado desde 27 de abril, com enchentes, deslizamentos, perdas de vidas humanas, populações desalojadas de suas casas e colapso nas atividades produtivas. O podcast é apresentado pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Filipe Mendonça, que recebe Fabrício Pontin, professor de Direito e Relações Internacionais na Universidade LaSalle, e Gabriel Narciso Pareja, formado em Relações Internacionais e especialista em direito de imigrantes refugiados.  


Pareja comentou a negligência de diferentes agentes, entre eles o governo estadual, que em 2024 dedicou apenas 50 mil reais à Defesa Civil, e a prefeitura de Porto Alegre, que não fez a manutenção adequada das barreiras de contenção do Muro da Mauá, que há 8 meses estava com comportas rompidas.  


Pontin comenta as características naturais que contribuem para os alagamentos na região. O professor também explica as razões que fizeram com que a água tenha se espalhado por vastas áreas do estado e também o alto número de deslizamentos de terra. Segundo ele, nos últimos 20 anos houve uma intensa desregulamentação do setor ambiental do Rio Grande do Sul, fazendo com que áreas de florestas se convertessem em áreas de sítios, de especulação imobiliária e pousadas. Dessa forma, a água não encontra obstáculos e atinge as regiões metropolitanas, além de favorecer os deslizamentos. 


Os convidados divulgaram o número de pessoas nos diferentes abrigos no estado, os principais remédios e itens em falta, e as instituições que recebem doações.

Escute o episódio completo através do site do Chutando a Escada.


Em Destaque

Newsletter

Associado:

Icone rodapé - avião Preto.png

Assine nossa newsletter

  Sua Inscriçãa foi realizada com sucesso!  

Siga nossas redes sociais:

bottom of page