
O avanço da extrema-direita na Europa é tema do podcast “Fora da Política Não Há Salvação”, apresentado pelo cientista político Cláudio Couto. Ele recebeu Vinícius Bivar, doutorando na Universidade Livre de Berlim e membro do Observatório da Extrema Direita (OED), no episódio “Europa: extrema-direita assusta”.
O partido francês Rassemblement National, de Marine Le Pen e Jordan Bardella, conquistou o melhor resultado nas eleições para o Parlamento Europeu. Na Alemanha, o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) teve vitória em todos os distritos que compunham a antiga Alemanha Oriental. O partido da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, Fratelli di Italia, cresceu e se sobrepôs aos demais partidos populistas do país.
Dessa forma, a extrema-direita foi vitoriosa nas três maiores economias da União Europeia (UE), apesar de ter resultados frustrantes na Península Ibérica, países nórdicos e Hungria.
Bivar destaca que após os resultados negativos que a saída da União Europeia trouxe para o Reino Unido, os partidos de ultradireita europeus moderaram seus discursos. Agora, no lugar da saída completa da UE, os partidos defendem a criação de uma Federação de Nações Europeias, visando descentralizar o poder e esvaziar o Parlamento Europeu.
Acesse o episódio completo para escutar a análise de casos específicos e dos resultados das eleições no continente europeu.