top of page
publicabcp

Podcast analisa ascensão de Pablo Marçal em São Paulo



No mais recente episódio do podcast "Fora da Política Não Há Salvação", apresentado pelo cientista político Cláudio Couto, o foco é o fenômeno emergente de Pablo Marçal, influenciador digital que entrou na cena política brasileira, lançando-se candidato à Prefeitura de São Paulo. 


Para entender melhor esse fenômeno, Couto recebe o professor João Cezar de Castro Rocha, professor de literatura comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e autor dos livros Bolsonarismo, da guerra cultural ao terrorismo doméstico: retórica do ódio e dissonância cognitiva (Editora Autêntica)  e Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político (editora Caminhos).


Durante o episódio, João Cezar faz uma análise de Pablo Marçal, apontando que sua candidatura não se enquadra nos moldes tradicionais da política. Em vez disso, Marçal representa uma nova forma de colonização da política pela economia da atenção. Com um histórico de atuação no mercado digital, em que acumulou um número expressivo de seguidores e lucros por meio de técnicas agressivas de marketing digital, Marçal teria adaptado essas estratégias para o cenário político, transformando-se, segundo João Cezar, em um "Midas às avessas", onde tudo o que toca vira um potencial crime eleitoral.


A discussão aborda também o impacto que essa nova abordagem traz para o sistema político brasileiro, com João Cezar alertando para os riscos de Marçal desmoralizar o processo eleitoral e transformar a política em um "circo de horrores". Para o professor, a atuação de Marçal coloca em risco a própria essência da democracia, sugerindo que uma resposta firme da Justiça Eleitoral é necessária para evitar a proliferação de candidatos sem compromisso com a integridade das instituições democráticas.


Acesse o episódio completo disponível no YouTube.


Em Destaque

Newsletter

Associado:

Icone rodapé - avião Preto.png

Assine nossa newsletter

  Sua Inscriçãa foi realizada com sucesso!  

Siga nossas redes sociais:

bottom of page