Participação e ativismos numa democracia em transformação
Organizado por Luciana Tatagiba, Debora Rezende de Almeida, Adrian Gurza Lavalle e Marcelo Kunrath Silva, o livro “Participação e ativismos: entre retrocessos e resistências”, publicado pela editora Zouk em 2022, surge em um momento crítico da história, quando a democracia enfrenta desafios profundos e complexos. A obra busca entender como as atuais lutas políticas, em um contexto de ascensão da extrema direita, estão transformando a participação e o ativismo.
Nos últimos anos, a sociedade brasileira presenciou uma série de transformações que deram origem a termos como "morte da democracia", "crise da democracia" e "desdemocratização". Esses conceitos refletem as mudanças políticas e sociais que estão moldando o panorama global, com a ascensão de movimentos de extrema direita em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. O livro aborda essas questões críticas de forma inovadora.
"Participação e Ativismos" coloca o foco nas interações dinâmicas entre Estado e sociedade. Os capítulos reunidos nesta obra oferecem uma análise aprofundada das relações entre as elites e autoridades políticas. Os autores destacam a importância de compreender como as interações socioestatais moldam os processos de democratização e desdemocratização e são moldadas por eles.
A obra está dividida em três partes, cada uma abordando diferentes aspectos desse cenário em evolução. A primeira parte examina como a ascensão da extrema direita ao poder afetou as instituições participativas e ressalta a importância de compreender as razões por trás das variações nos resultados da participação nessas instituições.
A segunda parte trata dos novos atores do ativismo, destacando suas diferentes posições políticas e a interação entre os espaços online e offline. A terceira e última parte convida os leitores a refletir sobre como as profundas transformações desafiam os conceitos tradicionais de participação e ativismo.
O livro conta com textos de Adrian Gurza Lavalle, Camila Penna Castro, Carla Almeida, Carla de Paiva Bezerra, Carla Giani Martelli, Cláudia Feres Faria, Cristiane Brum Bernardes, Danniel Gobbi, Debora Rezende de Almeida, Eduardo Moreira da Silva, Ernesto Isunza Vera, Euzeneia Carlos, Fernando Peres Rodrigues, Jonas Medeiros, José Leon Szwako, Kellen Gutierres, Leonardo Avritzer, Lígia Lüchmann, Lizandra Serafim, Luciana A. Martins de Souza, Luciana Tatagiba, Maira Rodrigues, Marcelo Kunrath Silva, Marcos Paulo Dias Leite Resende, Maria do Carmo Albuquerque, Marisa von Bülow, Matheus Mazzilli Pereira, Michele Goulart Massuchin, Monika Dowbor, Priscila Delgado de Carvalho, Priscila Zanandrez, Rafael Souza, Rebecca Neaera Abers, Ricardo Fabrino Mendonça, Rony Coelho, Tânia Maria Silveira, Tayrine Dias, Thiago Aparecido Trindade, Viktor Chagas, Wagner de Melo Romão.
Perfil dos organizadores
Luciana Tatagiba é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A pesquisadora possui mestrado em Ciência Política e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Hoje, atua como professora do Departamento de Ciência Política da Unicamp, desenvolvendo pesquisas sobre democracia participativa, movimentos sociais e ação coletiva.
Debora Rezende de Almeida é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJS). Sua formação acadêmica conta com mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado no mesmo tema pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, trabalha como professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), onde atua como coordenadora do Grupo de Pesquisa Repensando as relações sociedade e Estado (RESOCIE).
Adrian Gurza Lavalle é graduado em Ciencia Política y Administración Pública pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). A trajetória acadêmica do professor inclui mestrado em Sociologia pela UNAM, doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado no Institute of Development Studies. Hoje, atua como professor do Departamento de Ciências Políticas da USP (DCP-USP). Além do seu trabalho acadêmico, Lavalle é vice-diretor e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
Marcelo Kunrath Silva é licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O pesquisador possui mestrado e doutorado em Sociologia pela UFRGS e realizou seu pós-doutorado no Watson Institute for International Studies na Brown University. Atualmente, é professor de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Kunrath também desenvolve pesquisas na área de Sociologia Política, tratando sobre assuntos como associativismo, movimentos sociais, engajamento militante, entre outros temas.
FICHA TÉCNICA
Título: Participação e ativismos: entre retrocessos e resistências
Autor: Luciana Tatagiba, Debora Rezende de Almeida, Adrian Gurza Lavalle e Marcelo Kunrath Silva
Editora: Zouk
Ano de lançamento: 2022
ISBN: 978-65-5778-078-7