top of page
publicabcp

Narcotráfico e alto índice de mortes colocam Equador entre os países mais violentos do mundo

Pod Mundo e Polícia: pesquisador da Unesp analisa as conexões entre a violência política e o narcotráfico no Equador




O "Pod Mundo e Política” é um podcast semanal, produzido pelo Podcast Unesp em parceria com o Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI). Em seu episódio recente, “Narcotráfico e alto índice de mortes colocam Equador entre os países mais violentos do mundo”, o pesquisador da Unesp Cristian Daniel Valdivieso aborda a crescente influência do narcotráfico e o consequente aumento da violência no país sul-americano.

O pesquisador discute o contexto equatoriano em detalhes, enfatizando a ligação entre o narcotráfico e os elevados índices de mortalidade que têm colocado o Equador entre as nações mais violentas do mundo. Ele destaca como essa problemática se tornou ainda mais evidente após o assassinato de Fernando Villavicencio, candidato à Presidência, e de Pedro Briones, dirigente partidário do Equador, apenas cinco dias depois.

Valdivieso explica que as mortes de figuras políticas estão intrinsecamente ligadas à crescente presença dessas organizações criminosas no país. Assim, afirma que é possível enxergar a complexidade do narcotráfico ingressando não apenas na esfera privada, mas também na esfera pública.

O pesquisador aponta que essa violência também instala um medo profundo na população, que está afetando a participação democrática no país. “Os cidadãos estão indo às urnas para escolher seus representantes presidenciais e parlamentares com medo de votar”, diz Valdivieso.

Além disso, ele fala sobre a posição geográfica estratégica do Equador no tráfico de drogas. Localizado entre a Colômbia e o Peru, dois principais países produtores de cocaína, o Equador acaba se tornando uma via natural para o tráfico.

Na análise, outra preocupação se destaca: a falta de preparo e recursos da polícia nacional. Valdivieso aponta que a polícia não possui o devido preparo, instrumentos ou as ferramentas necessárias para lidar com os desafios crescentes que o país enfrenta.

Cristian Daniel Valdivieso é doutor e mestre em Relações Internacionais pelo programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, pesquisador do IARAS, Núcleo de Estudo de gênero do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional da Unesp.

Em Destaque

Newsletter

Associado:

Icone rodapé - avião Preto.png

Assine nossa newsletter

  Sua Inscriçãa foi realizada com sucesso!  

Siga nossas redes sociais:

bottom of page