Obra dirigida ao público infantil apresenta conceitos da política
- publicabcp
- 12 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr. de 2024

Publicado em 2022, o livro “Dicionário Fácil das Coisas Difíceis” tem como objetivo apresentar a ciência política para o público infantil e pré-adolescente. Escrito pelos cientistas políticos Débora Thomé e Lucio Rennó, o livro combina a definição de conceitos como democracia e ditadura com um vocabulário acessível e um enredo ficcional.
Thomé conta que a ideia surgiu durante as eleições presidenciais de 2018, quando os autores constataram que as discussões políticas mobilizavam as famílias, envolvendo inclusive as crianças. Na avaliação de ambos, o momento se revelou apropriado para estimular a educação para a democracia. A obra oferece às crianças de 9 a 12 anos recursos para a reflexão sobre fenômenos políticos.
Desenvolvido em um processo de constante troca, que a autora denomina como “pingue-pongue”, Thomé e Rennó se revezaram na escrita dos capítulos. A história acompanha a trajetória de dois amigos, André e Luana, que durante as férias no sítio de um exilado político argentino, avô de um deles, encontram um livro misterioso.
Com experiência na escrita de livros de não ficção infantis, Thomé se preocupou em manter um tom lúdico, mas sem facilitar exageradamente, para estimular a incorporação de novos vocábulos ao universo das crianças.
A obra busca conectar conceitos como democracia, ditadura, partidos, sustentabilidade e desigualdade à vida cotidiana dos jovens. Em um trecho onde o telhado da casa é quebrado por uma forte tempestade, por exemplo, as personagens têm de trabalhar juntas para fazer o conserto, criando assim uma oportunidade para explicar a noção de participação política.
Uma preocupação dos autores foi que o livro se mantivesse suprapartidário e sem vinculações ideológicas. O trabalho procura valorizar o papel das instituições democráticas, como o Congresso Nacional e o Poder Judiciário, e a importância do debate político. “Todos partidos são válidos, desde que defendam a democracia”, diz a autora.
“Dicionário Fácil das Coisas Difíceis” é, de acordo com Thomé, um livro propício para a leitura acompanhada e o uso escolar. “Considero válido começar a abordar questões políticas já no final do Ensino Fundamental I”, observa.
Confira a entrevista com Débora Thomé:
Perfil dos autores
Débora Thomé é doutora em Ciência Política (Universidade Federal Fluminense), em período de pós-doutorado no FGV Cepesp, com pesquisas sobre gênero e acesso aos espaços de poder, representação, candidaturas, ambição política e viés de gênero das instituições do Estado. Foi consultora da ONU Mulheres, visiting scholar da Columbia University e é professora do Columbia Women's Leadership Network. Desde 2014, trabalha com advocacy e capacitação de mulheres para liderança, nos setores público e privado. É autora de "Mulheres e poder" (com Hildete Pereira de Melo, Editora FGV) e do infantil "50 Brasileiras Incríveis para conhecer antes de crescer"..
Lucio Rennó é pró-reitor de Pós-Graduação da UnB, onde é professor associado do Instituto de Ciência Política. Doutor em Ciência Política pela Universidade de Pittsburgh (EUA), foi professor do Center for Latin American Studies, na Universidade do Arizona e titular da Cátedra Sérgio Buarque de Holanda, de Estudos Brasileiros, no Instituto Latino-Americano da Freie Universität Berlin. Tem experiência em política comparada, estudos legislativos e comportamento eleitoral. É autor de vários livros acadêmicos, sendo o "Dicionário Fácil das Coisas Difíceis" o seu primeiro livro infantil.
FICHA TÉCNICA
Título: Dicionário Fácil das Coisas Difíceis
Autores: Débora Thomé e Lucio Rennó
Editora: Jandaíra
Ano de Lançamento: 2022
ISBN: 9786550940201