O artigo “O Arrefecimento da Polarização Afetiva: análise dos discursos dos governadores no Twitter na campanha eleitoral de 2022”, dos pesquisadores Simone Viscarra (Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF), Helga De Almeida (UNIVASF), Thiago Silame (Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL) e Joscimar Silva (Universidade de Brasília - UnB), investiga como se deu a polarização na campanha eleitoral para os governos estaduais em 2022, levando em conta as figuras de Bolsonaro e Lula. O estudo foi publicado na revista Caderno CRH da UNIVASF.
A polarização afetiva refere-se a um tipo de polarização em que as divisões entre grupos políticos são marcadas por sentimentos negativos e hostis, que se somam às divergências ideológicas.
Como metodologia, os pesquisadores capturaram todos os tweets dos candidatos aos governos estaduais durante a campanha eleitoral de primeiro turno de 2022, utilizando o software Netlytic. A análise dos dados foi realizada com estatística descritiva no Excel e análise de discurso no aplicativo Iramuteq para linguagem R.
Foram consideradas variáveis como a conta autora da postagem, estado federativo do candidato a governador, o partido a que ele pertencia, o apoio declarado a Bolsonaro ou Lula, e métricas de engajamento dos tweets.
Ao contrário da polarização vista no plano nacional, as campanhas estaduais apresentaram um “resfriamento” da polarização afetiva, aponta o estudo. A maioria dos candidatos evitou atritos e focou mais em discutir políticas públicas do que em difundir discursos polarizados. Apenas alguns candidatos aos governos estaduais citaram diretamente Bolsonaro ou Lula em suas postagens. A maioria optou por evitar o tensionamento político.
A pesquisa contribui para a compreensão da polarização política no Brasil, destacando a importância de se analisar os discursos em diferentes níveis de disputa. A estratégia dos candidatos de evitar atritos pode ser vista como tentativa de minimizar custos políticos e maximizar apoio eleitoral.
Os pesquisadores destacam que a análise centrou-se apenas nos discursos no Twitter. Outras plataformas de mídias digitais e tradicionais não foram consideradas. Eles apontam também a necessidade de acumular mais observações nas próximas eleições para verificar se a elite política continuará se acomodando em torno da polarização entre a centro-esquerda e a extrema direita.
Perfil dos Autores
Simone Viscarra é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, professora permanente no mestrado profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) e professora permanente no mestrado profissional em Administração Pública. Integra o Núcleo de Pesquisa Politik – Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política.
Helga de Almeida é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora do Colegiado de Ciências Sociais na Universidade Federal do Vale do São Francisco e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, coordenadora do Politik – Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política, integra o CEPPI-UFMG (Centro de Estudos em Política e Internet) e o Observa – Observatório de Conflitos na Internet.
Thiago Silame é doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Professor do Mestrado Profissional em Rede em Administração Pública (PROFIAP). Pesquisador do Centro de Estudos Legislativos (CEL-DCP) da UFMG e autor do livro Assembleias Legislativas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul: política de recrutamento para as comissões permanentes.
Joscimar Silva é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais. Coordenador do Grupo de Investigação em Comunicação Política e Comportamento Eleitoral da Associação Latino-americana de Ciência Política.
FICHA TÉCNICA
Título: O Arrefecimento da Polarização Afetiva: análise dos discursos dos governadores no Twitter na campanha eleitoral de 2022
Autores: Simone Viscarra, Helga De Almeida, Thiago Silame e Joscimar Silva
Ano de publicação: 2024
Onde ler: Caderno CRH - Volume 37