Central para a democracia, representatividade racial é marginal nos estudos acadêmicos
- publicabcp
- 10 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2023

Publicado em 2020 pela editora Zouk, de Porto Alegre, o livro Raça e Eleições no Brasil, escrito por Luiz Augusto Campos e Carlos Machado, traz à tona a relação entre identidade racial e o sistema político brasileiro.
Há muito tempo a conexão entre raça e política tem moldado a sociedade brasileira, mas é a primeira vez que o público tem acesso a um livro dedicado exclusivamente à exploração do assunto. Ao apresentar os resultados de suas pesquisas, os autores proporcionam uma análise aprofundada sobre a representatividade racial na política brasileira contemporânea, concentrando-se especificamente nas esferas eleitoral e parlamentar.

A desigualdade é palpável na política do país. A maioria dos cargos é ocupada por homens brancos, apesar de mais da metade da população se identificar como preta ou parda. Esse descompasso entre demografia e representação levanta perguntas pertinentes: por que os candidatos pretos e pardos têm menos chances de serem eleitos? Medidas que visam à inclusão desses grupos na política são justas e democráticas? Uma vez eleitos, como os candidatos negros abordam as pautas antirracistas?
O livro identifica os desafios da representatividade racial e busca respostas para essas questões.
Com base em mais de cinco anos de pesquisa, os autores apresentam uma análise cuidadosa e abrangente da relação entre raça e política no Brasil. Procuram desvendar as raízes históricas e estruturais que contribuem para a sub-representação de pretos e pardos no parlamento, tema que os autores definem como “central para a democracia brasileira, mas ainda marginal nos estudos acadêmicos”.
Perfil dos autores
Luiz Augusto Campos é professor de Sociologia e Ciência Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde coordena o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). Publicou o livro “Em Busca do Público: a controvérsia das cotas na Imprensa” (EdUERJ) e foi coautor de “Ação Afirmativa: conceito, história e debates” (EdUERJ). Atualmente, é editor-chefe da revista DADOS e trabalha com pesquisas sobre raça e política.
Carlos Machado é professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (Ipol-UnB), onde coordena o projeto de extensão Ubuntu: Frente Negra de Ciência Política. É coordenador do Núcleo de Pesquisa Flora Tristán: representações, conflitos e direitos. Conta com pesquisas nas áreas de partidos políticos, eleições e antirracismo.
FICHA TÉCNICA
Título: Raça e Eleições no Brasil
Autor: Luiz Augusto Campos e Carlos Machado
Editora: Zouk
Ano de lançamento: 2022
ISBN: 978-65-5778-011-4