top of page
publicabcp

Artigo aborda táticas do Comando Sul dos EUA na América Latina





O artigo "Hegemonia dos EUA na América Latina: O Comando Sul como instrumento de consenso e coerção”, de autoria de Camila Vidal e Luciana Wietchikoski foi publicado em dezembro de 2022. O texto faz uma análise sobre o Comando Sul dos Estados Unidos (USSOUTHCOM), uma instituição militar que não se limita apenas à segurança, mas também desempenha um papel importante na promoção e na preservação da influência dos EUA em outros países. 

 

O Comando Sul é um dos onze Comandos Combatentes Unificados e é responsável por auxiliar no planejamento de contingência, operações e cooperação de segurança para América Central, América do Sul e Caribe.   

 

Segundo o artigo, apesar de o Comando Sul afirmar que suas atividades estão focadas no combate ao tráfico de drogas, ações humanitárias e exercícios militares, o principal foco da instituição militar é executar uma estratégia de implementação de medidas relacionadas à defesa dos interesses dos Estados Unidos da América, como o combate ao terrorismo. 

 

As autoras fazem uma investigação sobre o Comando Sul durante os anos 2000, revelando a organização interna, a sua estrutura orçamentária e suas estratégias de atuação. Entre essas estratégias, destacam-se o uso de bases militares, o desenvolvimento de "parcerias" para a defesa e segurança pública, a avaliação do ensino e a formação militar nas escolas onde essa instituição opera.  

 

O artigo coletou dados primários de documentos e sites publicados pela própria instituição e por instituições superiores, como o Departamento de Defesa e o Congresso dos Estados Unidos. Essa abordagem permitiu uma visão abrangente das atividades e estratégias do Comando Sul na América Latina. 

 

Segundo as autoras, o Comando Sul utilizava estratégias de persuasão ideológica por meio de parcerias, cooperação e educação. Essa tática visava estender a influência dos EUA além de suas fronteiras, influenciando decisões e mantendo, assim, uma hegemonia estadunidense nas regiões. 

 

 

Sobre os autores 

Camila Felix Vidal é professora de Relações Internacionais no Departamento de Economia e Relações Internacionais e no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), do Instituto de Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional (GEPPIC/UFSC). 

 

Luciana Wietchikoski é pesquisadora pós-doutorada no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFRGS) e bacharelado em História pela Universidade de Passo Fundo. 

Em Destaque

Newsletter

Associado:

Icone rodapé - avião Preto.png

Assine nossa newsletter

  Sua Inscriçãa foi realizada com sucesso!  

Siga nossas redes sociais:

bottom of page